sexta-feira, 5 de novembro de 2010

21/11 - A Ultima Quimera


Les Commediens Tropicales

SINOPSE

Talvez ninguém em nossa literatura tenha personificado com tamanha força a figura do outsider, do bizarro, do homem com uma sensibilidade fora do normal, como Augusto dos Anjos (I884-I9I4). Incompreendido em seu tempo e quase miserável (como herança à família deixou pouco mais do que os exemplares encalhados de seu único livro), após sua morte, tornou-se um dos maiores poetas brasileiros, com dezenas de edições do seu único livro: Eu.

Por que algumas pessoas não dão certo? O que é dar certo?

Olavo Bilac, Príncipe dos Poetas que, em toda história da nossa literatura, alcançou o maior prestígio e a mais alta identificação popular jamais registrada, em plena vida e por um período duradouro e depois de sua morte, foi relegado ao ostracismo na companhia de todos os parnasianos.

Por que algumas pessoas dão certo? O que é dar certo?

A Última Quimera é um estudo-ensaio-espetáculo, coisa provisória, em constante pergunta sobre qual a contribuição de um artista no processo histórico? Um jogo, inspirado no romance homônimo de Ana Miranda, que subverte regras e experimenta o prazer da finitude, da morte, da poesia e, principalmente: do teatro. O ringue na selva das cidades está armado, de um lado Olavo Bilac, de outro Augusto dos Anjos, no outro canto os atores e no canto último deste quadrilátero, o público. Qual será nossa última quimera ao entrar na luta?

Quem não é culpado pela sua própria arte, não atira contra a sua própria vida!

Nenhum comentário: