sexta-feira, 5 de novembro de 2010

27/11 - “EL OTRO” NÚCLEO DE TEATRO


 

“El Otro” Núcleo de Teatro iniciou sua pesquisa investigando as relações entre teatro e literatura. Para isso, mergulhou na obra do escritor Gabriel García Márquez, que encantava pela maneira com que construía suas belas imagens através da palavra.

Do desafio de construção de uma cena que abarcasse as palavras, as imagens e as imagens das palavras, nasceu “El Otro” Núcleo de Teatro e seu primeiro espetáculo, Gardênia.



GARDÊNIA



Livremente inspirada em “O Amor nos Tempos do Cólera”, Gardênia foi artesanalmente construído. Cada elemento, cada palavra e gesto foi escolhido de forma cuidadosa no intuito de transpor ao palco, se não o mesmo deleite da leitura de um universo rico de imagens e sensações como o de García Márquez - já que a leitura, viagem solitária, abarca outros prazeres - uma cena firmada na palavra, na construção poética, na sensibilidade da fala, que evoca o prazer da simplicidade da narrativa, da poesia falada, da imagem desenhada, colorida de uma primeira sensação, evocando uma primordial emoção: de pertencimento da obra. Sim, pois a proximidade com o público, o ator que conta uma história, a confusão proposital entre ator e personagem, a metamorfose composta a olhos vistos, a utilização de tecnologia simples, operada a frente do público, acaba por fazer com que o espectador se aproprie do que vê, participando da história presentificada pela palavra bem-dita.

Dois atores, dez retroprojetores e uma vitrola. O público disposto em um corredor acompanha a construção da história de Fermina Daza e Florentino Ariza. O amor de juventude; suas vidas apartadas; o reencontro na velhice.



EL OTRO núcleo de teatro

“GARDÊNIA” livremente inspirado em “O Amor nos Tempos do Cólera” de Gabriel García Márquez.


Nenhum comentário: